sábado, 29 de maio de 2010

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS 2010

Apresentação

O problema central dos direitos humanos na atualidade não se prende mais em saber qual a origem histórica, filosófica ou ideológica, mas em analisar, descobrir e transformar os condicionamentos econômicos, sociais e políticos que embaraçam ou impedem uma realização efetiva dos mesmos. A questão já não é justificá-los, mas protegê-los e dotá-los de garantias eficientes. A enunciação normativa ou a positivação, embora necessária e historicamente tenha desempenhado uma importante função no aperfeiçoamento jurídico-constitucional, não é suficiente para torná-los realidade no comércio social ou humano.

Os direitos humanos, especialmente o direito à segurança, à liberdade e à vida, constituem um profundo e problemático desafio à argúcia de legisladores, juristas e administradores. E dentro deste relevo que é atribuído passa a ser, em todas as sociedades (centrais ou periféricas), um dos eixos do debate político e jurídico, dado que as estruturas sociais contemporâneas constituem um farto manancial de risco e incerteza, ambiente propício ao desrespeito aos mais elementares direitos.

É intuitivo que os tempos modernos estão a exigir de todos arrojo e imaginação para equacionar os problemas surgidos com os novos modelos de convivência humana e os desafios advindos de um cenário pós-nacionalista, globalizado e multiculturalista. As grandes, complexas e aceleradas mudanças, em certo grau, têm dificultado o mecanismo adaptativo das sociedades e de seus dirigentes, impedindo que as soluções sejam moldadas no mesmo ritmo e proporção dos problemas.

Uma vida social ordenada, o máximo possível parecida com o ideal desejado, baseia-se na síntese e no equilíbrio de certas ideias, valores e instituições que se aperfeiçoam e se desenvolvem lentamente: direito, justiça, liberdade, segurança e democracia. A mudança destas estruturas complexas se dá por um processo de realimentação crítica de ajustes sucessivos, que tem no debate científico especializado um poderoso mecanismo.

A realização do seminário aqui proposto – em parceria com as organizações e instituições de reconhecido compromisso com os direitos humanos - constitui, assim, um passo natural no desenvolvimento de um debate amplo e produtivo em torno do tema. Neste, o resultado das reflexões até aqui realizadas poderá somar-se às ideias e propostas dos demais profissionais, pesquisadores e organizações ligadas ao tema, abrindo caminho para a celebração em conjunto de uma agenda comum de enfrentamento. Esta, conforme a programação do seminário evidencia, deve constituir o produto final do mesmo, norte para os próximos passos na direção da efetivação, consolidação e disseminação de uma política nacional de respeito aos direitos humanos.

Com isto em vista, os tópicos a seguir expõem as informações gerais do evento proposto e seus objetivos, com o propósito de constituírem a referência para o detalhamento e aprovação final da sua programação.

OTÁVIO DE SOUZA GOMES
Procurador-Geral de Justiça
Presidente do Seminário Internacional de Direitos Humanos
Ministério Público do Estado do Amazonas



domingo, 23 de maio de 2010

MINISTÉRIO PÚBLICO instaura inquérito civil para apurar denúncias de inexistência de saneamento básico em São Paulo de Olivença

O Ministério Público instaurou o inquérito civil n. 0008.2010.01.53 para apurar denúncias de inexistência de saneamento básico no município de São Paulo de Olivença. O mencionado procedimento visa a reunir informações necessárias ao oferecimento da primeira ação civil pública do Estado do Amazonas em que se impõe às administrações públicas estadual e municipal e à COSAMA a obrigação de instituir, manter e executar plano de saneamento básico no município de São Paulo de Olivença. Assim, o Ministério Público convoca toda a sociedade paulivense a colaborar, dirigindo-se à sede da promotoria de justiça e denunciando as condições de saneamento do seu bairro.